Na manhã desta quinta-feira (24), os 113 cardeais reunidos em Roma realizaram a terceira Congregação Geral para tratar dos ritos finais do luto pela morte do Papa Francisco e dos preparativos para o próximo conclave. Durante o encontro, ficou decidido que o Cardeal Víctor Manuel Fernández celebrará a missa do sexto dia dos novemdiales — os nove dias oficiais de luto da Igreja — substituindo o Cardeal Kevin Farrell.
Também foram anunciadas as meditações pré-conclave: a primeira será conduzida na segunda-feira pelo Abade Donato Ogliari, de São Paulo Fora dos Muros. A segunda ficará a cargo do Cardeal Raniero Cantalamessa, pregador emérito da Casa Pontifícia, no início do conclave, ainda sem data definida.
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou que cerca de 61 mil fiéis já passaram pela Basílica de São Pedro até a tarde de quinta-feira para prestar suas últimas homenagens ao pontífice. A basílica deve ser fechada à meia-noite, salvo em caso de grande afluência de fiéis.
O funeral do Papa Francisco está marcado para sábado, 26 de abril. Na mesma noite, às 21h, será realizado um Terço em frente à Basílica de Santa Maria Maior. O rito de sepultamento, no entanto, ocorrerá de maneira privada.
A partir do domingo, 27 de abril, os fiéis poderão visitar o túmulo do Papa Francisco na Basílica Mariana, onde ele será sepultado.