A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou detalhes sobre a Primeira Congregação Geral do Colégio Cardinalício, realizada nesta terça-feira, 22 de abril, no Vaticano. O encontro reuniu cerca de 60 cardeais e teve início com um momento de oração pelo Papa Francisco.
Durante a reunião, os cardeais juraram fidelidade às normas da Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, documento que rege o período de Sé Vacante. O camerlengo, cardeal Kevin Farrell, apresentou oficialmente o testamento espiritual de Francisco, divulgado na noite anterior.
Na ocasião, também foram sorteados os membros da comissão de apoio ao camerlengo. Farão parte da equipe: o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado, representando os bispos; o cardeal Stanis?aw Ry?ko, representando os presbíteros; e o cardeal Fabio Baggio, representando os diáconos. A comissão será renovada a cada três dias, conforme determina o protocolo.
A Segunda Congregação Geral está marcada para quarta-feira, 23 de abril, às 17h. Pela manhã, os cardeais acompanharão a transladação do corpo de Francisco da Casa Santa Marta para a Basílica de São Pedro, em cerimônia reservada.
A Missa Exequial pública acontecerá no domingo, 27 de abril, na Praça São Pedro, às 17h, presidida pelo cardeal Pietro Parolin. Esta será a segunda celebração dos Novendiais, conjunto de missas diárias celebradas durante nove dias pelo descanso da alma do Papa falecido.
Por decisão do Colégio Cardinalício, as celebrações de beatificação programadas foram suspensas até a eleição do novo Papa.