O Território Criativo do Gesso, em Crato, realizou nesta quarta-feira, 23 de abril, um importante encontro com o tema “Direito à cidade é o conflito por outra cidade!”. O evento aconteceu no SCAN – espaço cultural localizado no bairro Pinto Madeira – e reuniu representantes do poder público, movimentos sociais, pesquisadores, moradores e agentes culturais.
A programação foi marcada por atividades de integração, como partilha de alimentos, roda de conversa, dinâmicas afetivas e distribuição de mudas de plantas, simbolizando o compromisso coletivo com o território. A presidente do Coletivo Camaradas, Estrela do Sul, abriu o encontro destacando a importância da construção coletiva de cidades mais justas e inclusivas.
Um dos destaques foi a mesa circular com a participação de Erika Lizandra, administradora em gestão social; Alexandre Lucas, idealizador do Território Criativo; o advogado José Fontenele, do Escritório Frei Tito; e a arquiteta e urbanista Ângela Lima, da UFCA.
Ao final, os participantes foram divididos em “Grupos da Utopia”, discutindo propostas para áreas como esporte, cultura, meio ambiente, saúde e assistência social. O resultado será consolidado em um documento com 40 ações estratégicas para fortalecer o território como espaço de resistência, cultura e inovação social.
O evento reforça o papel do Gesso como símbolo de luta e criatividade popular no coração do Cariri.