A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) anunciou a suspensão da 62ª Assembleia Geral, que estava programada para ocorrer entre os dias 30 de abril e 9 de maio de 2025. A decisão foi tomada pelo Conselho Permanente da entidade após o falecimento do Papa Francisco, ocorrido no dia 21 de abril.
Em reunião extraordinária realizada na tarde de ontem, a CNBB decidiu transferir o encontro episcopal para o ano seguinte. A nova data da Assembleia será de 15 a 24 de abril de 2026, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), local tradicional dos encontros da Conferência.
A Assembleia Geral é o principal momento de reunião dos bispos do Brasil, espaço de reflexão, discernimento e definição de diretrizes pastorais para a Igreja no país. O adiamento reflete o luto vivido pela Igreja Católica em todo o mundo, além de respeitar o tempo necessário para as cerimônias e homenagens ao pontífice falecido.
A CNBB informou que novas orientações serão divulgadas nos próximos meses, e que permanece unida em oração com os fiéis durante este momento de transição e memória.