Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educadora FM Porta-voz da Diocese de Crato!

Banner Cabecalho 02
Ceará

Governo publica regras que escolas devem seguir para cumprir proibição de celulares em aulas e intervalos

Publicada em 19/02/2025 às 20:04h - 4 visualizações Diário do Nordeste

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Governo publica regras que escolas devem seguir para cumprir proibição de celulares em aulas e intervalos
 (Foto: Shutterstock)

O Governo Federal publicou, nesta quarta-feira (19), o decreto 12.385/20025 que regulamenta a Lei Federal 15.100/2025 que restringiu o uso de celulares nas escolas brasileiras. A norma divulgada no Diário Oficial da União aponta medidas práticas que as escolas públicas e privadas devem tomar para cumprir a proibição de uso durante a aula, o recreio ou o intervalo.

Uma das determinações do decreto é que o uso dos aparelhos é autorizado para estudantes com deficiência, mediante apresentação de atestado ou para qualquer aluno em situações de monitoramento ou cuidado das condições de saúde, também com a validação do atestado.  

Conforme o decreto, as escolas terão um certo grau de autonomia para estabelecer como essa proibição será efetivamente aplicada dentro de cada unidade, considerando as realidades e os contextos locais.

Contudo, segundo o documento, é preciso que cada instituição deixe claro nos regimentos e códigos internos como serão definidos, por exemplo, o armazenamento dos celulares levados à escola e as punições para quem descumprir a proibição. Pois, a norma do Governo Federal não especifica pontos como: se os celulares podem permanecer nas mochilas e como as redes irão garantir a integridade, o controle e a segurança dos aparelhos armazenados. 

Outro ponto estabelecido no decreto é a participação da comunidade escolar (estudantes, gestão e pais/responsáveis) nessas definições. 

O decreto estabelece ainda que o uso de celulares será permitido para os seguintes fins:

  • Por estudantes com deficiência, mediante atestado, laudo ou outro documento assinado por profissional de saúde com a indicação do uso desses dispositivos como instrumento de tecnologia assistiva no processo de ensino e aprendizagem, de socialização ou de comunicação; 
  • Monitoramento ou cuidado de condições de saúde dos estudantes, mediante atestado, laudo ou outro documento assinado por profissional de saúde com a indicação do uso desses dispositivos;
  • Garantia do exercício dos direitos fundamentais por toda a comunidade escolar; 

O atestado ou laudo, diz a norma, poderão ser substituídos por outras formas de comprovação, a critério dos sistemas de ensino.

O QUE AS ESCOLAS DEVEM FAZER?

As escolas públicas e privadas devem seguir as orientações emitidas pelo Conselho Nacional de Educação e, conforme o decreto, estabelecer, nos regimentos internos e nas  propostas pedagógicas algumas definições, como:

  • Os critérios para orientar o uso pedagógico dos aparelhos eletrônicos portáteis pessoais, consideradas as características de cada etapa e de cada modalidade de ensino atendida;
  • A forma de armazenamento dos celulares levados à escola; 
  • As consequências do descumprimento das proibições previstas na lei federal;
  • As estratégias de orientação aos estudantes e às suas famílias;
  • As estratégias de orientação e de formação às professoras e aos professores.

Os estabelecimentos públicos e privados de ensino, diz o decreto, devem garantir publicidade às alterações nos regimentos internos e nas propostas pedagógicas. 

Além disso, as escolas serão responsáveis por promover ações de conscientização sobre os riscos do uso imoderado de celulares. 

Outro ponto é que os estabelecimentos devem oferecer formação aos profissionais da educação sobre: educação digital para o uso seguro, responsável e equilibrado de celulares; a identificação de sinais de sofrimento psíquico em estudantes, decorrente do uso imoderado de celulares.

Além de garantir espaços de acolhimento aos estudantes e aos profissionais da educação que apresentem sinais de sofrimento psíquico relacionado ao uso de dispositivos digitais e às ofensas on-line.

PROIBIÇÃO DOS CELULARES

A proibição dos celulares nas escolas brasileiras está em vigor desde janeiro de 2025, após o Governo Federal sinalizar, no ano passado, que iria encampar a proposta, e o Congresso retomar a tramitação de um projeto de lei que já previa a restrição. 

A Lei Federal 15.100/2025 proíbe do uso, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante a aula, o recreio ou o intervalo entre as aulas, para todas as etapas da educação básica, com o objetivo de preservar a saúde mental, física e psíquica das crianças e dos adolescentes.

No processo de aplicação da proibição, o Conselho Nacional de Educação deverá ainda estabelecer normas complementares para orientar as redes de ensino e as escolas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








No Ar
Locutores
Paulo Limaverde
Pe. George Brito
Pe. Paulo Evangelista
Pe. Reginaldo Manzotti
Ney Vital
Manoel Costa
Aldemá de Morais
Comunidade Boa Nova
Huberto Cabral
Roberto Barreto
Wilzon (Bagatela)
Sr. Iderval (Seu Zezé)
Evandro Bezerra
Marcos Farias
Franzé Sousa
Kamila Tavares
Jorge Abdon
Banner Lateral 01
Banner Lateral 02
Banner Lateral 03
Banner Lateral 04
Clube dos Ouvintes
Zenilda de SouzaGanhadora do mês
Fan Page
WhatsApp (88) 9 96891021
Parceiros
Parceiro 01Parceiro 02Parceiro 03

Copyright (c) 2025 - Rádio Educadora FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, R�dios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD