Hoje, 19 de fevereiro, Dom Magnus Henrique Lopes completa três anos desde sua posse como bispo da Diocese de Crato. Ele foi nomeado pelo Papa Francisco em 12 de janeiro de 2022 e tomou posse oficialmente em uma celebração na Sé Catedral, no dia 19 de fevereiro do mesmo ano, tornando-se o sétimo bispo a conduzir a Igreja Católica no Cariri cearense.
Natural de Assu, no Rio Grande do Norte, Dom Magnus ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos aos 21 anos e possui uma sólida formação acadêmica. Além dos estudos em Filosofia e Teologia, é formado em Psicologia, com especializações em Psicologia Clínica Hospitalar, Parapsicologia e Religião, além de um mestrado em Teologia Moral.
Antes de assumir a Diocese de Crato, foi o primeiro bispo da Diocese de Salgueiro, em Pernambuco, onde permaneceu por quase 12 anos, desempenhando um papel fundamental na estruturação e crescimento pastoral da diocese. Ao longo de sua trajetória religiosa, também atuou como animador vocacional, diretor espiritual e coordenador de diversas frentes de evangelização.
Inspirado pelo lema episcopal “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4,13), Dom Magnus segue conduzindo a Diocese de Crato com dedicação, compromisso pastoral e proximidade com o povo, fortalecendo a fé e promovendo a evangelização na região.