Um voo com 94 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou a Fortaleza na manhã desta sexta-feira (21), às 10h50. Esse é o terceiro voo com deportados brasileiros durante o segundo mandato de Donald Trump. A capital cearense foi escolhida como destino para evitar que os passageiros sobrevoem o território nacional algemados.
Entre os deportados, nove são crianças e dois são idosos, segundo informou Socorro França Secretária de Direitos Humanos do Ceará. Ela destacou que muitos dos brasileiros chegam ao país "machucados emocionalmente" e, por isso, estão recebendo atendimento psicológico e social, além de kits de higiene e alimentação.
O embarque nos Estados Unidos foi acompanhado por um diplomata brasileiro, que esteve presente no momento da decolagem em Alexandria, na Luisiana, às 1h da manhã, no horário de Brasília.
Após a chegada do grupo, um avião da Força Aerea Brasileira (FAB) partirá de Fortaleza com destino a Belo Horizonte, às 12h, com previsão de chegada às 15h. O voo é destinado aos deportados que desejam seguir viagem para Minas Gerais ou que não têm condições de arcar com um voo comercial.